Tudo sobre como conservar um vinho que já foi aberto

Vinhos são bebidas excelentes em qualquer ocasião, afirma Marco Antonio Carbonari, desde jantares especiais até uma sexta à noite com os amigos mais próximos. Porém, para somente uma pessoa consumir, uma garrafa é uma quantidade grande, dessa forma, faz-se necessário guardar o vinho novamente e para isso, deve-se armazená-lo da maneira apropriada para que não haja a perda do vinho ou a qualidade dele.

Existem inúmeros acessórios que auxiliam na conservação do vinho e garantem uma longevidade da qualidade da bebida, para que assim, se possa aproveitar ao máximo os sabores e aromas do amado vinho. Além de inúmeros tipos de rolhas, existem, por exemplo, utensílios que vedam a garrafa de uma forma excelente, bem como acessórios que retiram o oxigênio da garrafa para conservar por mais tempo.

Esses dois utensílios mencionados são a tampa rolha para vinho e o vacu vin, respectivamente. A tampa garante uma vedação melhor que se for usado a rolha da própria garrafa, pois tampa e protege completamente a garrafa do lado externo, além disso o vacu vin é uma espécie de bomba a vácuo, reiterando todo o ar de dentro da garrafa, proporcionando maior conservação para o vinho. São ótimos utensílios para se ter em casa e, para um apreciador de vinhos, serão sempre usados, ressalta Marco Antonio Carbonari.

Além disso, mantenha o vinho em um local seco, limpo, arejado, sem o contato com a incidência solar e na posição vertical, dessa forma, com essa posição, reduzirá ainda mais o contato com o oxigênio se colocado na posição horizontal, por exemplo. Há métodos mais específicos como adicionar argônio para “barrar/impedir” a oxigenação do vinho, porém são mais complicados, então, esses são os métodos mais simples para uma boa conservação de vinhos.

Vale ressaltar que após aberto o vinho, é preferível consumir o quanto antes, avulta Marco Antonio Carbonari. Um vinho possui inúmeras propriedades e por ser uma bebida delicada, facilmente ocorrem mudanças em suas propriedades, por isso, deve-se ter zelo e cuidado ao manipular uma garrafa de vinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui