Saiba tudo como aprender sobre os vinhos

Por ser uma bebida amplamente difundida e apreciada, existem inúmeros simpatizantes de vinhos espalhados pelo mundo, afirma Marco Antonio Carbonari, entusiasta e especialista em vinhos. Dono de uma vinícola conceituada no interior de São Paulo, a Villa de Santa Maria, o empresário dá dicas de como aprender mais sobre os vinhos.

O primeiro passo para aprender qualquer coisa é o apreço e gosto por aquele assunto, por isso, se você gosta e aprecia vinhos, já é um largo passo para entender melhor acerca do mundo da viticultura. Por isso, esse é o passo mais fácil, afinal, quem não gosta de apreciar um bom vinho?

O segundo passo é ler e pesquisar mais sobre o assunto e aqui vão algumas dicas. Há periódicos, revistas por assinatura e blogs especializados em vinhos. Eles sempre tem um guia para iniciantes, afirma Marco Antonio Carbonari. Pois bem, comece por eles.

Ademais, uma boa conversa com sommeliers e vendedores de vinho são portas para entrar no mundo dos vinhos ainda mais, eles podem dar dicas de vinícolas, falar dados de vinhedos e safras, muitas informações que vão além do rótulo.

Uma outra dica é fazer oficinas, workshops e participar de cursos sobre o tema. A depender do propósito, muito se aprende nessas imersões, sendo uma ótima alternativa e um ótimo meio para adquirir conhecimento, avulta Marco Antonio Carbonari.

Além disso, ir em feiras e degustações é também uma saída para, além de degustar vinhos maravilhosos, aprender bastante sobre eles, pois nestas degustações o expositor oferece informações valiosas acerca da história, procedência, sabores e aromas do vinho. Ademais, a melhor forma de aprender sobre os vinhos, é experimentando e provando todas as delícias da bebida, por isso, um brinde!