Saiba o que é um Mestre Sommelier

Marco Carbonari é empresário e dono da vinícola Villa Santa Maria, localizada no município paulista de São Bento do Sapucaí, que atrai milhares de turistas todos os anos. Originário de família italiana, o local homenageia a matriarca Maria e, com o sobrenome da mesma, os vinhos Brandina, produzidos inteiramente na região.  Neste artigo, o especialista diz o que é um mestre sommelier.

O início de tudo começa com uma simples taça de vinho, que pode gerar o desejo de descobrir novos sabores, aromas, variedades, safras, harmonizações e história. O interesse pelo mundo do vinho obviamente não vem somente dos profissionais que o abarca, mas com certeza se intensifica a cada etapa que se avança. É por meio de diversos cursos que um profissional vai se especializando até conseguir, um dia, se tornar um Mestre Sommelier, o maior grau de instrução que um sommelier pode adquirir em sua carreira.

No entanto, Marco Carbonari diz que a jornada para se tornar especialista da primeira linha de vinhos é árdua e demorada, além de requerer muita dedicação, disposição, investimento e paciência. É tanto que somente 10% dos candidatos que se inscrevem no curso de Mestre Sommelier, oferecido pela mundialmente prestigiada Court of Master Sommeliers, conquistam o título.

Os interessados devem passar por quatro etapas estabelecidas pela Court of Master Sommeliers, realizadas em um espaço de seis meses a um ano entre elas. Além de uma bateria de cursos que englobam vinhos, destilados e cervejas, também há provas finais orais e práticas nos quatro níveis focadas em degustação dedutiva, teoria e serviço. O teste final conta com 38 quesitos, que engloba desde o perfil aromático ao tipo de solo e clima em que as uvas foram cultivadas, e precisam ser identificados por meio da visão, do olfato e do paladar.

Marco Carbonari diz que a rotina pesada de estudos, onde a maioria acorda às 6h da manhã para estudar no mínimo 10 horas por dia, é um dos grandes empecilhos, já que limita muito quem pode ou não se submeter a essa rotina. Sem contar nos diversos rótulos, viagens, passagens e distanciamento familiar. Ficou curioso? Então saiba que o caminho é bem difícil, mas gratificante. Boa sorte!