Hematúria – a presença de sangue na urina.

O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a presença de sangue na urina (hematúria) pode ser causada por diversos problemas, afetando tanto homens quanto mulheres. Pode ser ou não visível, em alguns casos só é notável ao microscópio, por meio de análises laboratoriais.

No caso dos homens, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que normalmente está relacionada a patologias do aparelho urinário e deve ser investigada imediatamente após seu aparecimento. Entretanto, na maioria das vezes, o problema é detectado nas análises de rotina.

Por mais que a hematúria possa ser assintomática, alguns sintomas como febre, dor, irritação podem surgir.

Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que as causas mais frequentes são:

Infecção urinária- acarretando em dor ou ardência para urinar, vontades de urinar em curtos períodos de tempo, aumento da frequência urinária e por aí vai.

Tumores- de acordo com o urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Forte, quando ainda em fases iniciais, provocam em alguns casos, a presença de sangue na urina. Os sintomas são variados, uma vez que estão relacionados com a localização do tumor.

Litíase- as pedras nos rins podem provocar hemorragia quando o cálculo se desloca ou inflama. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que os sintomas são geralmente :dor, hematúria , sintomas irritativos do trato urinário e inflamações.

Malformações vasculares- cerca de 70% dos casos de malformações vasculares se apresentam após cirurgias, biópsias ou traumas. Além de sangue, esse problema pode provocar sintomas como hipertensão arterial e outros.

Além das hematúrias causadas por patologias, ela também está presente em casos como:

Endometriose no trato urinário;
Síndrome de quebra nozes;
Fistula uretero-iliaca;
coagulação do sangue ou queda de anticoagulantes.

É fundamental consultar-se com um urologista para obter um diagnóstico específico e iniciar um tratamento indicado para sua situação, sendo assim, agende sua consulta com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e cuide da sua saúde de forma correta, investindo, dessa forma, em uma melhor qualidade de vida. Acesse o site e entre em contato: www.marcofortes.med.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui