Conheça a Isle Of Man TT, a corrida de motos mais perigosa do mundo

Marcio Alario Esteves é um grande entusiasta do setor automobilístico e nos conta neste artigo sobre a corrida de motos mais perigosa do mundo. A corrida acontece na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido, reunindo dezenas de pilotos para chegar ao limite do esporte.

Tudo começou em 1903, quando o Parlamento Britânico introduziu um limite de velocidade de 32 km/h nas vias, inviabilizando qualquer tipo de disputa automotiva ou a cavalo, os dois meios de transporte da época. Foi a partir dessa proibição que o secretário irlandes do clube de automóveis da Irlanda e da Grã Bretanha resolveu pedir às autoridades de uma pequena ilha entre os dois países para realizar competições.

Marcio Alario Esteves diz que esse foi o primeiro passo para a criação de uma das mais tradicionais corridas do mundo que, com o tempo, se tornou a mais perigosa: o Tourist Trophy da Ilha de Man. A população da ilha não passa dos 85 mil habitantes e conta com belas paisagens naturais, quase como um paraíso. É tamanha a beleza que muitos diretores gravam famosos filmes lá, como Harry Potter e a Câmara Secreta.

O Tourist Trophy ou simplesmente TT, como é mais conhecido, teve início oficial em 1907 e, já naquela época, já movimentava multidões apaixonadas por adrenalina e velocidade. A corrida tem duração de duas semanas, durante o verão do hemisfério norte, e funciona da seguinte maneira: cada piloto sai com diferença de 10 segundos de um para outro, pois o objetivo não é ver quem chega primeiro, mas sim quem vence a pista no menor tempo relativo.

O trajeto conta com mais de 200 curvas em menos de 70 quilômetros de percurso entre vias públicas e áreas rurais, em uma velocidade média de 300 km/h. Marcio Alario Esteves conta que por ser um percurso nesse nível, a ideia da mortalidade está na base do evento. Desde que a corrida começou até os dias de hoje, houve 144 mortes. A ode à velocidade é reforçada pelo troféu do evento: o “Espírito do TT”, representado pela imagem do deus grego Hermes sobre uma roda com asas.