Conheça a história do Citroën 2CV: um dos carros mais vendidos da marca

O empresário Fernando Siqueira Carvalho é apaixonado pelos famosos modelos de carros antigos e, impulsionado por seu avô e por seu pai, traz consigo essa paixão desde a época de menino. Dessa maneira, o empreendedor conta a nossa redação sobre um dos modelos mais icônicos da história: o Citroën 2CV.

O empresário possui em sua garagem uma vasta coleção de carros antigos, deixando qualquer colecionador e apreciador de carros de queixo caído, sendo assim, repleto de conhecimento sobre o tema e, sobretudo, amor, fala para a nossa redação sobre o modelo que fez e marcou história na Citroën. Confira agora neste artigo

O veículo, como dito, foi um grande sucesso da marca, ele foi produzido desde o ano de 1948 até o ano de 1990, sendo assim, marcou os incríveis 42 anos de produção, atingindo no total de 5 114 969 unidades fabricadas, a partir desses fatos é possível compreender o porquê do veículo ser considerado um dos grandes sucessos da marca.

A marca possui origem francesa e a criação é obra do engenheiro francês chamado Pierre Jules Boulanger, dando início à criação do veículo através de um projeto TPV Toute Petite Voiture, que em português significa veículo muito pequeno, ressalta Fernando Siqueira Carvalho.

Já no de 1939 foram fabricados 250 modelos do carro e desde sua criação foi um enorme sucesso, os últimos modelos foram produzidos na cidade de Mangualde, no norte de Portugal, em 27 de julho de 1990.

O veículo era muito arrojado para a época por conta de seu sistema de refrigeramento do motor, além disso, era considerado um carro forte e, sobretudo, potente. O empresário Fernando Siqueira Carvalho diz que por si só e comparado aos demais, ele se destacava e se sobressaia.

Um fato interessante é que durante a Segunda Guerra Mundial, os modelos e protótipos foram escondidos dos alemães, pois os franceses tinham medo do proeto ficar sob domínio do exército alemão, dessa forma, pelos anos de vigência da Guerra, os protótipos do TPV ficaram escondidos em um galpão e só foram e concentradas no ano de 2004.

Além disso, Fernando Siqueira Carvalho conta que o Citroën 2CV era utilizado pelo pai de Mafalda, a famosa história em quadrinhos de origem argentina, além de estar presentes no filme Madeline, em que a freira Senhorita Clavel possui o modelo. O modelo aparece também em Aventuras de Tintim e em A Pantera Cor-de-Rosa.