Aprimore a gestão do escritório de advocacia com as dicas do Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros 

Você sabia que mesmo um escritório de advocacia requer uma boa gestão para funcionar? De acordo com o empresário e advogado, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, essa é a parte que engloba a administração, organização e acompanhamento das atividades — clientes, pessoas, gastos e resultados — e tudo que envolve o trabalho dos advogados.

O gerenciamento de um escritório consiste em um conjunto de estratégias pautadas em: gestão financeira, atendimento ao cliente, gestão de processos e de equipes. No parecer do Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é devido a boa gestão que um escritório de advocacia alcança o retorno financeiro, além de conseguir oferecer um serviço de qualidade. 

Devido a importância da organização de um escritório, é essencial controlar esses processos e aprimorar sua gestão, mesmo que, a princípio, não seja uma tarefa simples de ser executada. Dito isso, confira, a seguir, dicas primordiais listadas pelo Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros para aprimorar a gestão de seu escritório:

Utilize o modelo horizontal para gerenciamento 

O modelo de gestão vertical, em que decisões se centralizam em sócios e gestores, está ultrapassado, devido ao modelo hierárquico e rígido que não cabe mais na realidade atual. Em contrapartida, um modelo horizontal faz com que as decisões acerca do escritório e dos clientes sejam compartilhadas, promovendo um maior engajamento e interação entre todos os profissionais, que contam com maior autonomia e responsabilidades. 

Invista na gestão de pessoas

Para o empreendedor jurídico Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é essencial que o advogado invista na gestão de seus funcionários, uma vez que, sem ela, é comum a falta de motivação, baixa produtividade e alta taxa de rotatividade. Oferecer feedbacks, treinamentos e uma estrutura física adequada para o trabalho, assim como um plano de carreira favorece para que todos se sintam mais dispostos e, por consequência, ofereçam melhores resultados em suas tarefas. 

Simplifique sua gestão financeira

A gestão financeira é desafiadora para qualquer advogado, não é mesmo? Afinal, muitos não contam com as habilidades da área ou conceitos básicos de administração. No entanto, atualmente, pode-se contar com softwares aptos a executar essa tarefa. Com essa ferramenta, é possível inserir dados para que o sistema processe todas as informações financeiras necessárias. 

Organize a gestão de tempo 

Com o aumento da concorrência de mercado no meio jurídico, a produtividade nos escritórios tornou-se um critério indispensável. Sendo assim, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera que fazer uma boa gestão de tempo é a melhor maneira de se destacar na área. Investir, por exemplo, na automatização das atividades faz com que o advogado ganhe mais tempo para atender seus clientes e as questões estratégicas que fazem diferença no cotidiano.