Afinal, lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Segundo a blogueira Deise Zuqui, uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é cuidados com os fios é: “Lavá-los diariamente faz mal?”. 

Indo direto ao ponto, Deise Zuqui revela que lavá-los todos os dias não faz mal algum, porém é importante se atentar a forma a qual eles estão sendo lavados. Por exemplo, lavá-los com água quente, utilizando produtos de baixa qualidade e/ou que não são específicos para seus fios e massageá-los da forma incorreta, é o que de fato prejudica a saúde capilar. 

Por isso, Deise Zuqui explica que é necessário investir nos produtos corretos, não aplicando-os em excesso, seja no couro cabeludo como na extensão dos fios. É importante massageá-los de forma suave, enxaguando bem para que os resíduos deixem o cabelo durante a lavagem (isso é válido tanto para o shampoo quanto para o condicionador e máscaras).

Deise Zuqui conta ainda que não existe uma frequência correta para lavar as madeixas, cabendo à pessoa definir o que é melhor ao seu bem estar. Porém, é importante levar em conta que, estilo de vida, dieta, produtos utilizados, tipo de cabelo, e entre outros aspectos influenciam diretamente na aparência e saúde dos fios. 

É importante levar em conta que, fios secos, tendem a ressecar ainda mais quando lavados diariamente devido a perda dos óleos naturais do couro cabeludo, por isso, use produtos específicos para seu fio, dessa forma, você devolve os nutrientes que estão em falta.

Sabendo disso, é importante levar em conta também que, passar mais de dois dias sem lavar o cabelo pode trazer desequilíbrio ao couro cabeludo, isso por conta do acúmulo de sujeira, resultando em descamação (caspa), mau cheiro, coceira e machucados. 

Por isso, não tome banhos demorados e quentes, use os produtos certos e cuide de sua saúde, principalmente a alimentação -, afinal, o autocuidado reflete diretamente em nossos cabelos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui