Você sabe para que serve o decanter? Marco Carbonari explica

Você sabe para que serve um aerador de vinho? O especialista no assunto Marco Carbonari explica! Empresário, enófilo, proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria, Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos e hoje elucida à nossa redação para que serve um aerador de vinhos. Confira:

“Que o vinho possui inúmeras propriedades não é novidade, mas existem diversos utensílios que visam sobressair essas especificidades, vocês já sabiam?”, indaga Marco Carbonari. Desde o processo de colheita até o de armazenagem e logística o vinho sofre mudanças.

Por ser uma bebida delicada, exige o máximo rigor e qualidade em seu processo produtivo, pois como citado, o vinho pode vir a sofrer alterações. Utensílios usados para extrair o máximo de sabor e aroma da bebida são amplamente utilizados por enófilos, assim como Marco Carbonari.

Nesse sentido, em se tratando dos utensílios no mundo dos vinhos, o decanter serve nada mais nada menos para exalar o aroma da bebida. É isso mesmo! “Em contato com o ar, o vinho libera propriedades deliciosas”, afirma Marco Carbonari.

Além disso, o decanter, o próprio nome já diz, serve para decantar a bebida. Dessa forma, para muitos ele é considerado como um “limpador de impurezas”, pois através dele os sedimentos causados pela aglutinação de partículas dos vinhos são decantados.

“Dessa forma, ‘limpa’ a bebida, sobressai seu aroma e a torna mais suave”, afirma Marco Carbonari. Diversos benefícios para um simples utensílio.