O condomínio sustentável é, atualmente, um destaque em solução de moradia, mas você sabe quais são suas vantagens? Valdir Piran, empresário e investidor imobiliário, considera que essa modalidade de empreendimento produz ganhos imediatos e a longo prazo no cotidiano de seus moradores. Isso porque, funciona com menores custos ambientais e econômicos, ao gerenciar e reutilizar recursos e utilizar energia limpa.
Um empreendimento imobiliário considerado sustentável cumpre com uma série de critérios que abrangem desde uso de materiais ecologicamente corretos até elementos ligados à concepção arquitetônica do edifício. Além disso, ele deve promover melhorias na qualidade de vida, desenvolvimento social, preservação do meio ambiente e equilíbrio ao ecossistema.
Confira, a seguir, quais são as principais vantagens de morar em um condomínio sustentável.
Economia com água e luz
Para o empresário Valdir Piran, a redução de desperdício em condomínios sustentáveis favorece o ambiente e diminui gastos. Assim ocorre com a água e a luz dessas moradias. No caso da primeira, a economia e reuso fazem parte do consumo racional, e as soluções são diversas: descarga de duplo acionamento; torneiras automáticas com temporizador; reutilização da água da chuva; plantio de jardins com baixa demanda de rega; controle de irrigação e instalação de medidores fazem com que o condomínio utilize recursos hídricos corretamente.
A luz, por sua vez, quando pautada em aproveitamento total, como, por exemplo, com a utilização de energia solar, gera benefícios no condomínio sustentável. Na percepção do presidente do Grupo Piran, a redução do consumo de energia elétrica resulta em economia financeira devido a diminuição do uso dos recursos energéticos e também em um maior equilíbrio ambiental.
Integração com espaços naturais
O acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Piran, considera que, nas modalidades sustentáveis de moradia, a integração com espaços verdes têm função prática e significativamente vantajosa. As árvores, jardins e gramados são estratégicos para controlar a temperatura dos apartamentos, minimizar transtornos de poluição sonora e limpar o ar
Melhoria na qualidade do ambiente
Aqueles que optam por viver em um edifício sustentável podem desfrutar de uma melhoria na qualidade do ambiente. Isso porque, a construção é realizada sem o uso de materiais nocivos, seu desenho arquitetônico é pensado para garantir conforto térmico e acústico, bem como a vegetação integrada ao espaço proporciona clima mais ameno.
Menor taxa condominial
Por fim, os benefícios de moradia num condomínio sustentável alcançam, até mesmo, o bolso de seus moradores. Na percepção do investidor imobiliário Valdir Piran, isso ocorre devido aos menores custos de operação e melhor destinação dos recursos. Todos esses aspectos se evidenciam nas taxas condominiais que, quando comparadas às de condomínios não-sustentáveis, são mais baixas.